23 julho 2007

Nota do Comando da Aeronáutica (FAB)

Informações sobre as caixas-pretas

“O Comando da Aeronáutica informa que a análise realizada nos laboratórios do National Transportation Safety Board (NTSB), nos EUA, confirmou que o equipamento enviado no dia 21 trata-se do Gravador de Voz da Cabine (CVR).

Após as primeiras inspeções técnicas, verificou-se que os dados nele contidos poderão ser recuperados, o que possibilitará a análise de todas as comunicações feitas pelos pilotos antes do acidente.

Essas gravações terão grande importância para a investigação dos fatores contribuintes para o acidente. A outra "caixa-preta", que é o Gravador de Dados de Vôo (FDR), já está sendo examinada desde sexta (20).

O Comando da Aeronáutica reitera que os representantes da Comissão de Investigação, que se encontram nos Estados Unidos para apurar os fatores contribuintes para o acidente, não repassaram, em nenhum momento, qualquer informação relativa aos dados contidos nas caixas-pretas a pessoas que não façam parte da investigação.

Notícias divulgadas pela mídia a respeito de supostos dados consolidados ou procedimentos atribuídos aos pilotos da aeronave acidentada não têm qualquer embasamento técnico em relação ao que está sendo resgatado do FDR.”

Nenhum comentário: