27 junho 2009

Manifesto à Nação em defesa da Petrobras

“Um dos mais expressivos patrimônios do povo brasileiro está ameaçado. A Petrobras é uma empresa símbolo da competência e do sucesso do país, contudo esta sendo alvo de denuncismo irresponsável. Está em jogo a soberania e o direito do povo brasileiro de compartilhar da riqueza encontrada em seu subsolo, já que a exploração do pré-sal é um dos pilares do modelo de distribuição de renda para as próximas gerações brasileiras.

A criação de uma CPI, como instrumento legislativo democrático, não pode ser utilizada como palco para geração de factóides midiáticos e manipulação grosseira da opinião pública. A atuação da frente parlamentar liderada pelos senadores revela ausência de compromisso com o esforço para superação da crise internacional.
Mais do que isso, materializa o desrespeito implícito às instituições que tem a atribuição constitucional de auditar e controlar, como o TCU e a CGU. Fica claro que a intenção não é investigar ou apurar os fatos, mas patrocinar seções exibicionistas transmitidas pela TV, transformando mais uma vez os espaços legislativos em espetáculos midiáticos.

A Petrobras é uma empresa parceira do movimento pela igualdade racial. Vem colaborando para a consolidação da política de superação das históricas injustiças a que a população negra do país está submetida. Por meio do apoio a iniciativas de geração de renda, ações afirmativas, reconhecimento e valorização da cultura afro-brasileira, a empresa vem contribuindo para o enfrentamento do preconceito racial. Preconceito este que, lamentavelmente, está presente em nosso país e implica a exclusão da população negra das universidades, da educação básica, do mercado de trabalho e dos postos de poder, perpetuando um ciclo de desigualdade e miséria.
O momento é de convocatória aos movimentos sociais. As organizações negras se agigantam para protestar e defender uma das maiores conquistas do povo brasileiro. Convidamos as entidades da sociedade civil para fazerem coro neste manifesto em defesa da Petrobras. Repudiamos essa nova tentativa de atingir a imagem da maior empresa do país, parceira de nossas lutas e conquistas. Estamos comprometidos no mais ferrenho engajamento em sua defesa.

O pré-sal é nosso! O petróleo é nosso. E a Petrobras é do povo brasileiro!”

Assinam este manifesto:

Bloco Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê
CEAP
CEN
CEPIR-MT
CONEN
Delegagação de Mato Grosso
FEUCMAT-MT
Incubadora Afro Brasileira
Instituto de Mulheres Negras – MT
Instituto Ébano Brasil – MT
INTECAB-MT
Movimento Inteligência Negra – MT
Unegro
União de Moradia Popular – UNMP
Olodun

Nenhum comentário: