05 junho 2009

Nota do Fórum das Seis: Fora a invasão militar na USP!

Defesa da democracia e da autonomia dos movimentos sociais! Imediata reabertura das negociações!

O Fórum das Seis, que representa os sindicatos de professores e funcionários e entidades estudantis da USP, Unesp, Unicamp e Ceeteps, vem a público manifestar veemente repúdio à invasão militar ocorrida na Universidade de São Paulo, na madrugada desta segunda-feira, 01 de junho de 2009.

A invasão policial, a pedido da reitoria da USP, representa um ato autoritário e intolerável, que atenta contra a democracia, contra a autonomia dos movimentos sociais e da própria universidade e contra o direito de manifestação de trabalhadores e estudantes.

Brutalidades como esta não ocorriam na USP há décadas e são típicas da ditadura militar que oprimiu o país.

Além disso, a invasão policial acontece poucos dias após o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) suspender unilateralmente as negociações com as entidades sindicais e estudantis, no dia 25 de maio, em sequência a um conjunto de provocações contra o movimento.

Diante destes gravíssimos fatos, exigimos a imediata retirada da polícia do campus da USP e a reabertura das negociações entre o Cruesp e a comunidade universitária, legitimamente representada pelo Fórum das Seis.”

São Paulo, 01 de junho de 2009.
Fórum das Seis Entidades.

Nenhum comentário: