23 janeiro 2010

CMS define sua agenda no FSM e Lula confirma presença

A Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) se reuniu hoje para debater sua atuação nas atividades do Fórum Social Mundial 2010 (FSM), tanto em Porto Alegre, entre 25 e 29 de janeiro, como em Salvador, entre 28 e 31 de janeiro. A agenda oficial do presidente Lula já inclui visita ao FSM em Porto Alegre no dia 26 de janeiro e, nos próximos dias, a expectativa é que o presidente confirme sua ida também a Salvador.

Luana Bonone, Vermelho.org

CUT, CTB, UNE, UBES, MST, Unegro, UBM e UJS compuseram a reunião da operativa da CMS nesta sexta-feira (22/1), na sede do Sindpetro, em São Paulo, que debateu a atuação dos movimentos sociais nas atividades do FSM 2010 em Porto Alegre e em Salvador, e também a convocação, a partir do FSM, de uma Assembleia Nacional de Movimentos Sociais, a ser realizada em 31 de maio, em São Paulo (SP).

Além das ações que serão priorizadas por cada segmento de atuação das entidades, algumas atividades foram identificadas como centrais e prioritárias para todos os movimentos. Embora as atividades sejam distribuídas em sete cidades diferentes no Rio Grande do Sul, o grosso dos debates será mesmo em Porto Alegre, cidade cujo comitê de organização já divulgou a programação.

Abertura e presença do Lula

Na segunda-feira (25/01), ocorre o primeiro seminário, abrindo as atividades dos dois Fóruns Sociais Mundiais Temáticos: é o Seminário Internacional 10 anos depois, cuja principal mesa é "Fórum Social Mundial – Balanço de 10 Anos", que será iniciada às 11h com a participação de Lilian Celiberti, Raffaella Bollini, Nandita Shah, Francisco Whitaker, João Antônio Felício, João Pedro Stédile, Oded Grajew e Olívio Dutra. A já consagrada marcha de abertura do FSM deve sair por volta das 17h30min do Largo Glenio Peres e seguirá percurso até a Usina do Gasômetro, onde haverá shows.

No segundo dia de atividades em Porto Alegre, a atividade que mais se destaca é a que contará com a presença do presidente Lula. Sua agenda oficial confirma a participação do presidente no dia 26, às 18h, no Gigantinho.

A atividade será um diálogo exclusivo do presidente com a sociedade civil, onde fará um balanço de seus oito anos de governo e da relação com as organizações sociais ligadas ao processo FSM, segundo descrição na página do FSM. A organização acredita ainda que Lula estará acompanhado de ministros como Dilma Rousseff, Tarso Genro e Luiz Dulci. Não há previsão ainda sobre a participação de outros chefes de Estado durante o evento.

As entidades organizam ainda atividades relativas à campanha de 50% das verbas do pré-sal para a educação, à campanha contra as bases militares estrangeiras na América Latina, debatem o Estatuto da Igualdade Racial, o novo Plano Nacional de Direitos Humanos, discutem pautas da juventude, levantam a bandeira da redução da jornada de trabalho sem redução dos salários, a bandeira das Reformas Agrária e Urbana, pautam a democratização da comunicação no Brasil e diversos outros temas, que foram motivo de mobilizações durante o ano de 2009 e continuam pautando o centro da atuação dos movimentos em defesa de um Brasil democrático, justo e soberano neste ano.

De Porto Alegre a Salvador

As mesmas atividades que ocorrerão em Porto Alegre serão realizadas também em Salvador. Os dois fóruns acabaram por se estabelecer como um sendo a continuidade do outro. Assim, as entidades começam os debates em Porto Alegre e dão sequencia à mesma pauta em Salvador. Por este motivo, as atividades do Fórum Social na capital soteropolitana não serão precedidas de uma Marcha de Abertura, que já terá ocorrido em Porto Alegre, mas contarão com uma Marcha de Encerramento, no dia 31 de janeiro.

Além das marchas de abertura e encerramento e da atividade com o presidente Lula (que provavelmente também ocorrerá nas duas etapas do Fórum), as entidades organizam e convocam a Assembleia dos Movimentos Sociais, a ser realizada em Porto Alegre no dia 29 de janeiro, as 10h, no Gasômetro e no dia 31 de janeiro, às 14h, no Ginásio do Sindicato dos Bancários.

Assembleia Nacional dos Movimentos e Conclat

A Assembleia tem o papel de organizar os debates realizados pelas diversas entidades dos movimentos sociais durante as atividades do FSM e estabelecer uma agenda política organizada a partir das discussões.

O grande destaque desta articulação neste Fórum será a convocação, durante o FSM, da Assembleia Nacional dos Movimentos Sociais, já convocada pela CMS para o dia 31 de maio em São Paulo. Não por acaso, a data é exatamente na véspera da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), convocada pelas centrais sindicais para 1º de junho, também na capital paulista.”

Um comentário:

ce disse...

http://www.celular-samsung.com Fórum com dicas sobre celulares da marca Samsung. Você fica

conheçendo os modelos atuais e também celulares espiões. Aonde comprar o seu celular, toques

polifonicos, configurações, gps, navegação e downloads,papeis de parede e muito mais.